Em meados da década de 80 a Sulam, uma revenda VW de São Paulo que transformava carros comuns em veículos especiais, fez o que parecia ser uma réplica do famoso Audi Quattro alemão.
A réplica era feita à partir de um VW Passat duas portas, o três ou quatro portas não servia, que era desmontado totalmente pela Sulam, começando a serrar as colunas, que seriam substituídas por outras de chapa, iguais as do Audi Quattro. A traseira ficava mais reta, trabalhada em fibra de vidro, e utilizava as lanternas do Fiat Uno. Os pára-lamas dianteiros e pára-choques também eram feitos em fibra de vidro.
Retirados os quebra ventos os vidros das portas eram especialmente fabricados para o modelo, assim como os vidros laterais traseiros que ficavam maiores.
A mecânica poderia ser a mesma do Passat, porém a Sulam oferecia um "veneno"(opcional) que consistia em um virabrequim de 90,5 mm de curso, novos pistões de 84,4 mm ( Monza 1.8). O motor passava a ter 2.048 cm³ , que segundo a Sulam atingia a potência de 122 CV a 5.400 rpm e torque de 17,9 mkfg a 3.800 rpm.
Além da modificação básica, que em setembro de 1984 custava Cr$ 18 milhões, a Sulam ainda oferecia uma série de opcionais como: pintura especial; teto solar; o motor mais potente de 122 CV; freios redimensionados e amortecedores à gás; interior reestilizado com bancos de couro ou veludo; painel completo com relógio de horas, vacuômetro e amperímetro; rodas e pneus especiais. Tudo isso custava mais Cr$ 18 milhões, elevando o custo aos Cr$ 36 milhões, fora o preço do carro.
Em Janeiro de 1985, época em que estes valores foram levantados, um Gol LS custava Cr$ 18.762.132,00.
Em Janeiro de 1985, época em que estes valores foram levantados, um Gol LS custava Cr$ 18.762.132,00.
Na foto abaixo o verdadeiro Audi Quattro
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