Tudo começou com a necessidade da Vemag ter um GT (Gran Turismo) competitivo nas pistas na década de 60.
Luiz Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mario César de Camargo Filho e Rino Malzoni fundaram em 02 de outubro de 1964 a LUMIMARI no município de Matão-SP e iniciaram a produção do GT Malzoni.
Com a mudança para São Paulo em1966 mudou também o nome para Puma Indústria de Veículos S.A. que encerrou suas atividades em 1985.
Em 1986 a Puma foi comprada pela Araucária de Curitiba-PR e menos de um ano depois vendida para o Grupo Alfa Metais, também de Curitiba, e que encerrou suas atividades em 1990.
A história, que já citei aqui, todos conhecem.
Mas se você quiser se aprofundar no assunto "Puma" não pode deixar de visitar o Blog Puma Classic do meu amigo Felipe Nicoliello clicando aqui.
Aliás "roubei" várias fotos do Puma Classic para fazer esta matéria.
Também foram usadas fotos do Puma Clube , clique aqui para ir no site, e da Revista 4 Rodas.
Além dos conhecidos GT/GTS/GTE/GTI/GTC/GTB/P-18/AMV a Puma fabricou caminhões, e teve alguns projetos de Mini Puma que não obtiveram sucesso.
Vejam nas fotos a evolução dos carros.
Rino Malzoni
O sucesso nas pistas
GT Malzoni Luxo
Puma GT 1966
Puma GT 1968
Puma GT 1968
Puma GT4R
Puma GT 1969 (fonte: Puma Classic)
Puma GT 1970 (fonte: Puma Classic)
Puma GTE Spider 1971
Puma GTE 1971 (fonte: Puma Classic)
P8 - Protótipo do GTB de 1971
Puma GTE 1972 (fonte: Puma Classic)
Puma GTO 1972
Puma GTO 1972
Puma GTE 1973
Puma GTS 1973 (fonte: Puma Classic)
Puma GTE 1974
Mini Puma 1973
Puma GTB 1974
Mini Puma 1975
Puma GTS 1975
Puma GTE 1976
Puma GTS 1976 (fonte: Puma Classic)
Puma GTS 1978
Puma GTB-S2 1978
Puma GTE 1979
Puma GTB 1979
Caminhão Puma 1979
Puma GTE 1980
GTI/GTC 1981(fonte: Puma Classic)
Mini Puma 1984
Puma P18 1981 (fonte:Puma Clube)
Puma AM1 1988 (fonte:Puma Clube)
Puma AM 2 1988 (fonte:Puma Clube)
Puma AM3 1989
Puma AM4 (fonte: Puma Clube)
Puma AMV 1990
No comments:
Post a Comment