Na década de 70 somente a GM produzia uma "perua" grande, a Caravan, mesmo assim só na versão 2 portas. Então uma concessionária de São Paulo, a Souza Ramos, criou o que passou a ser chamado de Parua Maverick, usando como base o Ford Maverick sedan de 4 portas em qualquer uma das versões, Super, Super-Luxo ou LDO com motorização de 4 ou 8 cilindros.
A transformação era feita com exclusividade para a Souza Ramos por uma empresa chamada Sul Americana, especializada em carrocerias de ônibus, ambulâncias e veículos policiais.
A transformação consistia em cortar a capota um pouco à frente da coluna central, eliminando a tampa do porta malas e o vidro traseiro. Uma nova capota de aço estampado com reforços longitudinais era soldada à capota dianteira e às laterais. Diminuíam as colunas traseiras para que ficassem da mesma espessura das dianteiras.
Para evitar problemas de torção na carroceria eram colocadas barras de reforço transversais e vidros eram colocados nas laterais, o que gerava uma grande área envidraçada .
O painel traseiro era cortado verticalmente até o nível do assoalho do porta malas, a perua ganhava então uma grande porta traseira feita em fibra de vidro sustentada por amortecedores à gás.
Internamente o banco traseira também era modificado, usava a estrutura da Belina, que permitia que o banco fosse rebatido.
Em abril de 1978 uma Perua Maverick na versão Super Luxo com motor 4 cilindros custava Cr$160.000,00, o Maverick Sedan com mesma configuração Cr$ 114.943,00 e a Caravan 4 cilindros Cr$ 120.178,00.
Fonte: Revista 4 Rodas.
No comments:
Post a Comment