É isso mesmo, Placa Treta! Não me enganei não!
Já falei várias vezes que sou um purista. Gosto de ver os veículos antigos como eram quando foram fabricados e me preocupo em aprender pra não errar.
Ontem mesmo um leitor do blog me questionou sobre os "bigodes" do SP1 apresentado no comparativo VW SP1 X SP2, veja aqui, onde eu dizia que o SP1 vinha sem os frisos no painel dianteiro. Disse isso na época, porque depois o Roberto, dono do SP1, pesquisou e reparou o erro e eu corrigi no Post. O SP1 vinha sim de fábrica com os "bigodes". Gosto das coisas assim, corretas.
O que me deixa furioso é o tal "jeitinho brasileiro", onde o malandro quer levar vantagem. Compra uma placa preta em um clube mal-intencionado ou um despachante qualquer e mete no seu carro rebaixado, com motor injetado, insulfilm, rodas modernas e o escambau e sai faceiro com sua "placa treta"!
Tem também a regra do veículo importado, que diz que todo veículo com mais de 30 anos quando chega ao Brasil recebe a placa preta, independente de estar ou não de acordo com a planilha da FBVA, restaurado ou por restaurar. Cabe porém ao colecionador que adquiriu este importado que tenha bom senso e restaure o carro nos padrões exigidos para depois "desfilar" ou apresenta-lo em encontros e exposições.
Tem também a regra do veículo importado, que diz que todo veículo com mais de 30 anos quando chega ao Brasil recebe a placa preta, independente de estar ou não de acordo com a planilha da FBVA, restaurado ou por restaurar. Cabe porém ao colecionador que adquiriu este importado que tenha bom senso e restaure o carro nos padrões exigidos para depois "desfilar" ou apresenta-lo em encontros e exposições.
Sem falar nos veículos mal conservados ou mal restaurados.
Sou presidente de clube pertencente à FBVA, participei de várias reuniões, com o presidente Roberto Suga inclusive, e sei das dificuldades em coibir tal pratica. O que precisamos é conscientizar o antigomobilista sério a denunciar essas irregularidades, acabar de vez com o jeitinho e boicotar este comércio irregular.
Basta acessar os sites de vendas que se encontra essas aberrações às pencas.
Aqui alguns exemplos de placas irregulares e o texto no anúncio de venda:
" Placa preta com certificado de originalidade e categoria 'Coleção' no documento."
"Suspensão de dupla catraca (feita no Katraka, a melhor oficina do assunto em SP). Carro bem macio de andar. Suspensão legalizada no DOC."
"Carro placa preta Ford F100 1966 motor cadastrado todo reformado freio a disco direção hidraulica mais de 7mil em som"
"Chevrolet El Camino 1978 / motor 350 V8 / Automático veiculo com placa preta iniciais ELC alta qualidade de som / DVD , kit duas vias , modulo e caixa selada frio a discodireção hidraulica mais de 7mil em som"
"Caravan Carb.446.Difer.Dana, Escap.6X2, Rodas do 92 c/ pneus Cobra Novo, Carro de Garagem, já com placa preta, toda revisada"
E aqui um exemplo de que não é só manter os ítens de originalidade, o estado geral do carro é péssimo. Ferrugens, amassados e interior deplorável.
Opala 75 Luxo Placa Preta R$ 13.000,00
Se você é um colecionador ajude a moralizar, se está pensando em adquirir o primeiro antigo pesquise e peça opinião à quem entende. Não compre carro com "PLACA TRETA". Denuncie!
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