Saturday, May 4, 2013

TESTE - OPALA SS-4 MAVERICK GT-4

A década de 70 marcou a industria automobilística pela crise do petróleo, qualquer carro com fama de "bebedor" era imediatamente rejeitado pelo mercado.
Pensando nisso as montadoras trataram de adequar os motores de alguns considerados "beberrões" trocando os potentes 6 e 8 cilindros pelos econômicos mas pouco potentes 4 cilindros.
Em abril de 1977 a revista 4 rodas edição nº 201 fez um teste comparativo de dois esportivos, o Opala SS-4 e o Maverick GT-4, logicamente o "4" em questão era o número de cilindros de seus motores.
Para serem econômicos estes carros tiveram que abdicar da velocidade e potência. No teste o Opala SS-4 fez 9,59 km/l porém alcançava a velocidade máxima de apenas 162 km/h e o Maverick GT-4 9,39 km/l e chegava a módicos 156 km/h.
Na realidade estes carros eram as versões do cupê normal que receberam faixas e logotipos do esportivo.
Vejam na íntegra a reportagem da revista.





(clique nas imagens para ampliar)

Em abril de 1977 o Opala SS-4 custava Cr$ 86.898,00 e o Maverick GT-4 Cr$ 88.677,00 enquanto as versões básicas custavam Cr$ 73.731,00 no Opala cupê e Cr$ 74.563,00 no Maverick cupê Super.
Com o valor pago a um SS-4 ou GT-4 podia-se comprar 2 VW Sedã 1300 que custava Cr$ 43.289,00.

No comments:

Post a Comment

Popular Posts