Quando foi lançado, em julho de 1972, as vendas do VW SP1/SP2 foram um sucesso. 2.978 unidades em seis meses. Porém passada a febre do lançamento as vendas começaram a cair, grande parte em função do baixo desempenho.
O SP1 teve apenas 88 carros produzidos em sua breve vida, e o SP2 vendeu 2.766 unidades em 1973 e 2.438 em 1974. Até setembro de 1975 apenas 1.417 carros haviam sido vendidos.
Em meados de 1975 a VW então passou a cogitar a hipótese de montar o SP3 utilizando o motor do 1600 cc do Passat TS que fariam o carro atingir 170 km/h, mais veloz do que o TS em função da melhor aerodinâmica.
As maiores mudanças estariam, além do novo motor e tração dianteira, na parte externa do carro.
A grade dianteira seria idêntica a do Passat TS com o logotipo VW no centro.
As entradas de ar atras da janela traseira teriam novo desenho.
A "grelha" que cobre a descarga sairia dando lugar as luzes de ré.
O vidro traseiro seria menor e numa posição mais inclinada, fazendo com que a parte central da porta traseira ficasse mais baixa e melhorasse a visão para trás.
Suspensão dianteira independente tipo McPerson com braços triangulares inferiores , molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira eixo rígido, oscilante com tubos em U, molas helicoidais, braços tensores longitudinais, barra estabilizadora, barra tensora transversal e amortecedores hidráulicos telescópicos. As rodas seriam as mesmas do Passat com 13 polegas e tala 4,5 polegas e pneus radiais .
Infelizmente o projeto não saiu do papel. O SP3 certamente iria corrigir o maior defeito do do SP2 que era seu baixo rendimento, o que para um esportivo é um sacrilégio.
Em agosto de 1976 a revista 4 Rodas chegou a testar um protótipo, feito pela revenda VW Dacon de São Paulo, de um SP2 com motor do Passat TS. Porém o carro da Dacon tinha o motor instalado na traseira, mas este é assunto para outra matéria.
Fonte: Revista 4 Rodas
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